Jogador nº1 é o primeiro livro do norte americano Ernest Cline e foi publicado no Brasil pela editora Leya
1- O OASIS
Jogador nº1 se passa nos Estados Unidos de 2045. Onde o mundo inteiro está em guerra e para fugir da realidade dolorosa todos recorrem ao OASIS um verdadeiro universo virtual criado por James Halliday. No OASIS existem diversos mundos e criaturas. A maior parte da população vive mais no simulador do que no mundo físico, o que faz com que ele possua até estímulos para imitar a vida real, por exemplo, é possível "sentir" quando alguém te toca. Lá você é capaz de fazer tudo, viajar para vários lugares, mudar de aparência facilmente, ser qualquer coisa. Ele pode ser tanto uma escola como um ponto para batalhas de vídeo game, cada segmento está localizado em um mundo dentro do universo do OASIS. O acesso acontece por um simulador que, basicamente, é um notebook, um óculos de realidade virtual e luvas especiais.
2- A caça pelo Easter Egg
Quando James Halliday, o criador do OASIS, morre ele promove uma caça ao Easter Egg. Quem achar primeiro, ganha não só toda a fortuna de Halliday, mas também o controle do OASIS. Wade, o personagem principal, vê a oportunidade de melhorar sua vida, já que suas condições financeiras não são das melhores. Antes de morrer Halliday deixou um vídeo gravado com uma pista para a primeira chave do primeiro portão. No total são 3 chaves e portões, o primeiro a atravessar o terceiro portão ganha a caça. Além da competição entre os caça-ovos todos precisam ser mais rápidos que os seis, um grupo que tem intenções nem um pouco amigáveis para o OASIS.
3- O mar de referências
O motor das pistas para a caça do Easter Egg é toda a cultura pop dos anos 80 o que faz o livro conter inúmeras referencias a filmes, comerciais, programa de tv, cantores, bandas, desenhos e é claro, jogos. Jogador nº1 reúne grande parte da cultura dos anos 80, quem é fã ou viveu nessa época vai se animar a cada referência. Para quem quiser mais detalhes de cada uma tem um livro separado chamado "Almanaque Jogador nº1" com todas as referencias citadas no livro.
4- O tema futuristico
Sempre que vejo alguma coisa que retrata o futuro fico imaginando como o autor acabou chegando naquela perspectiva do amanhã. Sempre é possível encontrar críticas a coisas que fazemos atualmente e que, de alguma maneira, vão nos levar ao cenário criado pelo autor, com jogador nº1 não é diferente. De uma forma ele acaba nos levando a reflexão, principalmente sobre o uso da tecnologia.
1- O OASIS
Jogador nº1 se passa nos Estados Unidos de 2045. Onde o mundo inteiro está em guerra e para fugir da realidade dolorosa todos recorrem ao OASIS um verdadeiro universo virtual criado por James Halliday. No OASIS existem diversos mundos e criaturas. A maior parte da população vive mais no simulador do que no mundo físico, o que faz com que ele possua até estímulos para imitar a vida real, por exemplo, é possível "sentir" quando alguém te toca. Lá você é capaz de fazer tudo, viajar para vários lugares, mudar de aparência facilmente, ser qualquer coisa. Ele pode ser tanto uma escola como um ponto para batalhas de vídeo game, cada segmento está localizado em um mundo dentro do universo do OASIS. O acesso acontece por um simulador que, basicamente, é um notebook, um óculos de realidade virtual e luvas especiais.
2- A caça pelo Easter Egg
Quando James Halliday, o criador do OASIS, morre ele promove uma caça ao Easter Egg. Quem achar primeiro, ganha não só toda a fortuna de Halliday, mas também o controle do OASIS. Wade, o personagem principal, vê a oportunidade de melhorar sua vida, já que suas condições financeiras não são das melhores. Antes de morrer Halliday deixou um vídeo gravado com uma pista para a primeira chave do primeiro portão. No total são 3 chaves e portões, o primeiro a atravessar o terceiro portão ganha a caça. Além da competição entre os caça-ovos todos precisam ser mais rápidos que os seis, um grupo que tem intenções nem um pouco amigáveis para o OASIS.
3- O mar de referências
O motor das pistas para a caça do Easter Egg é toda a cultura pop dos anos 80 o que faz o livro conter inúmeras referencias a filmes, comerciais, programa de tv, cantores, bandas, desenhos e é claro, jogos. Jogador nº1 reúne grande parte da cultura dos anos 80, quem é fã ou viveu nessa época vai se animar a cada referência. Para quem quiser mais detalhes de cada uma tem um livro separado chamado "Almanaque Jogador nº1" com todas as referencias citadas no livro.
4- O tema futuristico
Sempre que vejo alguma coisa que retrata o futuro fico imaginando como o autor acabou chegando naquela perspectiva do amanhã. Sempre é possível encontrar críticas a coisas que fazemos atualmente e que, de alguma maneira, vão nos levar ao cenário criado pelo autor, com jogador nº1 não é diferente. De uma forma ele acaba nos levando a reflexão, principalmente sobre o uso da tecnologia.
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