Pular para o conteúdo principal

#Resenha Os criadores de coincidências - Yoav Blum

Autor: Yoav Blum
Editora: Planeta
Nº de páginas: 318


Sinopse: E se o trem que você perdeu, o café que derrubou, o bilhete que encontrou não forem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos? Neste romance do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista - mas ele não depende de sorte ou intervenção divina. Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões a serem executadas. Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde eles criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando os mais diversos resultados: o encontro de almas gêmeas, invenções que podem mudar o mundo, a inspiração que dará origem a obras-primas. Mas, quando Guy recebe uma missão especial, que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a mudar tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e a verdadeira natureza do amor. Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.


"Toda escolha envolve abrir mão de alguma coisa, e a coragem necessária para fazer esse sacrifício depende de quão intenso é o seu desejo. Porque, no final, não se pode estar sempre certo em suas escolhas. De vez em quando você vai errar, e talvez não apenas de vez em quando."
Pág. 301 

O fato de que todos os atos tem uma consequência não é novidade para ninguém. Mas o fato de escolher andar de um lado da rua, sentar em um determinado banco no metrô ou derrubar alguma coisa pode ser obra de um criador de coincidências, é totalmente novo.

No livro é contado a história de três desses criadores: Guy, Emily e Eric. Grandes amigos que se conheceram no curso de criadores de coincidências. Mas afinal, o que é um criador de coincidência? Eles, basicamente, fazem pequenas ações que influenciam e resultam em atitudes das pessoas. Tem as mais diversas coincidências como as clássicas amorosas, aquelas com demissões necessárias, no caso do contador Eddie Levy que precisou perder o emprego para descobrir que era um ótimo poeta e, até, as mais grandiosas como grandes invenções que irão revolucionar o mundo.
No decorrer da história é contado um pouco mais da vida de Guy, Emily e Eric. Além de mostrar um pouco da vida das pessoas que foram seus "clientes". Guy é o que recebe maior destaque, conseguimos saber o que ele fazia antes de virar um criador de coincidência e como chegou a esse curso.

Um processo de criação de coincidência consiste em o criador receber uma carta por debaixo da porta, eles não sabem quem envia as cartas e nunca conseguem descobrir quem é. Nelas contém a coincidência a realizar, algumas instruções e o prazo que ela tem que ser realizada a partir daí, começa a ação. Para quem ficou curioso como é o curso ao longo do livro há trechos dele, o que nos faz sentir um pouco como alunos também.

Os criadores de coincidências é do escritor israelense Yoav Blum e não é atoa que virou um sucesso em Israel e em outros países. Um livro leve que, além de entreter nos faz refletir onde cada pequena escolha que fazemos pode nos levar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apps para deixar as fotos como de câmera analógica

Este post é para você que gosta do estilo de fotos das câmeras analógicas ou gosta de tentar umas edições diferentes na sua foto. Eu separei 4 apps de foto e 1 de vídeo para dar esse toque vintage que a gente tanto ama. Eu testei todos os apps com um minion de brinquedo para vocês verem a diferença.       Kuji Cam   Um dos mais usados ultimamente, eu vejo fotos feita com esse app direto no instagram. Ele deixa uns feixes de luz na foto além de aplicar um efeito. Tem 3 tipos de efeitos o B&W, o Kudak (que é o mais escuro) e o Kuji que é o mais usado (o que tem os feixes de luz e mais claro). O único lado ruim é que para importar fotos da galeria é preciso comprar a versão premium do app. O Kuji Cam está disponível tanto para IOS quanto para Android.        Kudak Pro Os desenvolvedores do Kuji e do Kudak são os mesmos mas a diferença é que o Kudak tem um visual parecido com uma câmera descartável, tem até a contagem de filmes e tudo. Depois de tirar as 24 poses l

O que fazer em SP? - Sesc 24 de Maio

Hoje o Sesc 24 de Maio completa um ano, e se você ainda não foi nesse lugar incrível está esperando o que mesmo?? O Sesc conta com atividade para todas as idades. Tem área para as crianças, shows, exposições, teatro, biblioteca, cursos. Vale super a pena conferir a programação no site e nas redes sociais, que estão em constante atualização. Uma coisa que eu percebi é que ele pode ser considerado um refujo. Enquanto estava lá vi muitas pessoas entrando só para descansar um pouco da movimentação que estava do lado de fora. Como se fosse um momento de se desligar e respirar. Foi isso que senti no jardim da piscina, observando os prédios. Ah! E cuidado com o lago artificial que tem lá, se você parar e ficar observando um tempo vai ver a quantidade de pessoas que entram sem querer. O jardim da piscina é o lugar mais movimentado, é lá que acontece as reuniões tanto de trabalho quanto da galera que se junta para conversar. Além de ter a cafeteria, que tem um sorvete com calda de frutas

O que fazer em SP?- Jardim Botânico

Estufas de Mata Atlântica e Cerrado Localização: Av. Miguel Estéfano, 3031 - Água Funda Horário de funcionamento: 9:00 às 17:00 de terça a domingo e feriados Preço: Estudante- 5 reais. Público geral - 10 reais. Crianças de até 4 anos, idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Melhor acesso: De carro pela Av. dos Bandeirantes. De metrô estações São Judas ou Saúde + linha de ônibus 4742-7 O Jardim Botânico é um pedacinho da cidade que vai fazer você esquecer que está do lado de uma das avenidas mais movimentadas da cidade. É uma parte calma de São Paulo perfeita para se desligar e relaxar. Logo na entrada tem o loja do jardim, o restaurante e lanchonete. Com uma comida boa e diversas opções para todos os gostos, a um preço acessível. Depois há o museu botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, que mostra a história do jardim botânico e da botânica no Brasil. As estufas de Mata Atlântica e Cerrado ficam logo em seguida no Jardim de Lineu. M