Pular para o conteúdo principal

#Resenha Eleanor & Park - Rainbow Rowell


Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Nº de páginas: 287


Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família.

 "Você sempre pergunta isso. 'Por quê?' Como se existisse resposta para tudo. Nem todo mundo tem a sua vida, sabe, ou a sua família. Na sua vida, as coisas acontecem por um motivo. As pessoas fazem sentido. Mas a minha vida não é assim. Ninguém na minha família faz sentido..."
Pág. 99

Eleanor e Park se passa em 1986 em Omaha nos Estados Unidos. Eleanor é uma garota com uma vida e família conturbada, na qual há um padrasto detestável, uma mãe submissa a ele, um pai ausente e 3 irmãos mais novos. Eleanor é nova na escola e, como se não bastasse a sua vida difícil dentro de casa, ela ainda tem que lidar com o bullying no novo colégio por conta da sua aparência, o modo diferente como ela se veste e seu cabelo ruivo, que as pessoas julgam como esquisita. Em contrapartida, Park, o mais velho de dois filhos, tem uma família nada comparada a de Eleanor. Seu pai lutou na guerra do Vietnã e assim conheceu a mãe de Park, que é coreana, passando assim a descendência para o filho. Park não é popular mas também não lida com o bullying, na escola ele é considerado "neutro". O caminho dos dois se cruzam quando, sem lugar para sentar no ônibus, Park manda Eleanor sentar ao seu lado. Mas graças a quadrinhos do Watchmen e X-men os dois se aproximam.

O amor dos dois acontece de forma gradual. Nós somos apresentados a uma amor puro e inocente. Em meio a gritaria e brigas Eleanor encontra em Park um refúgio, o seu sol, como ela fala. O momento em que eles ficam juntos no ônibus para a escola é o favorito dos dois, que passaram a odiar os sábados e amar as segundas. Já que no começo o único jeito de se encontrarem era indo para a escola, porque o padrasto carrasco de Eleanor não poderia nem sonhar que ela tinha um namorado. 

Apesar de Eleanor não pensar assim, eu acho ela uma garota autêntica. As pessoas fazem piada com o jeito e a aparência dela mas ela não muda para agradar ninguém, é claro que ela é atingida mas ela tenta não dar atenção para esses comentários e continua do jeito que ela é. Isso acaba passando para Park, que começa a pensar menos no que as pessoas vão pensar dele, ou deles. Ele no começo teve uma relutância em assumir Eleanor mas depois não cansa de falar que a menina é sua namorada.
Por se passar nos anos 80's o livro faz diversas alusões a cultura pop da época, como o movimento punk e bandas como os The Beatles e The Smiths, além de filmes como Star Wars e diversos programas de tv.

A Rainbow Rowell nos apresentou adolescentes normais com problemas, infelizmente, reais. Ela mostra as inseguranças, preocupações e descobertas da idade e de um primeiro amor. Desde o principio você vai amar esse casal que, sem dúvidas, vai ganhar seu coração. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apps para deixar as fotos como de câmera analógica

Este post é para você que gosta do estilo de fotos das câmeras analógicas ou gosta de tentar umas edições diferentes na sua foto. Eu separei 4 apps de foto e 1 de vídeo para dar esse toque vintage que a gente tanto ama. Eu testei todos os apps com um minion de brinquedo para vocês verem a diferença.       Kuji Cam   Um dos mais usados ultimamente, eu vejo fotos feita com esse app direto no instagram. Ele deixa uns feixes de luz na foto além de aplicar um efeito. Tem 3 tipos de efeitos o B&W, o Kudak (que é o mais escuro) e o Kuji que é o mais usado (o que tem os feixes de luz e mais claro). O único lado ruim é que para importar fotos da galeria é preciso comprar a versão premium do app. O Kuji Cam está disponível tanto para IOS quanto para Android.        Kudak Pro Os desenvolvedores do Kuji e do Kudak são os mesmos mas a diferença é que o Kudak tem um visual parecido com uma câmera descartável, tem até a contagem de filmes e tudo. Depois de tirar as 24 poses l

O que fazer em SP? - Sesc 24 de Maio

Hoje o Sesc 24 de Maio completa um ano, e se você ainda não foi nesse lugar incrível está esperando o que mesmo?? O Sesc conta com atividade para todas as idades. Tem área para as crianças, shows, exposições, teatro, biblioteca, cursos. Vale super a pena conferir a programação no site e nas redes sociais, que estão em constante atualização. Uma coisa que eu percebi é que ele pode ser considerado um refujo. Enquanto estava lá vi muitas pessoas entrando só para descansar um pouco da movimentação que estava do lado de fora. Como se fosse um momento de se desligar e respirar. Foi isso que senti no jardim da piscina, observando os prédios. Ah! E cuidado com o lago artificial que tem lá, se você parar e ficar observando um tempo vai ver a quantidade de pessoas que entram sem querer. O jardim da piscina é o lugar mais movimentado, é lá que acontece as reuniões tanto de trabalho quanto da galera que se junta para conversar. Além de ter a cafeteria, que tem um sorvete com calda de frutas

O que fazer em SP?- Jardim Botânico

Estufas de Mata Atlântica e Cerrado Localização: Av. Miguel Estéfano, 3031 - Água Funda Horário de funcionamento: 9:00 às 17:00 de terça a domingo e feriados Preço: Estudante- 5 reais. Público geral - 10 reais. Crianças de até 4 anos, idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Melhor acesso: De carro pela Av. dos Bandeirantes. De metrô estações São Judas ou Saúde + linha de ônibus 4742-7 O Jardim Botânico é um pedacinho da cidade que vai fazer você esquecer que está do lado de uma das avenidas mais movimentadas da cidade. É uma parte calma de São Paulo perfeita para se desligar e relaxar. Logo na entrada tem o loja do jardim, o restaurante e lanchonete. Com uma comida boa e diversas opções para todos os gostos, a um preço acessível. Depois há o museu botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, que mostra a história do jardim botânico e da botânica no Brasil. As estufas de Mata Atlântica e Cerrado ficam logo em seguida no Jardim de Lineu. M